sábado, 8 de fevereiro de 2014

Seja autor e não vítima de sua história

A razão pela qual algumas pessoas acham tão difícil serem felizes é porque estão sempre a julgar o passado melhor do que foi, o presente pior do que é e o futuro melhor do que será.


Há pelo menos quinze anos, período que passei a descobrir o verdadeiro significado dos sentimentos, sempre ouvi dizer que "ninguém é insubstituível" e que cada um preenche determinado espaço por determinado período em nossas vidas de forma diferente. Com o tempo, consequentemente com o amadurecimento descobrimos que essa é uma das maiores verdades ditas entre tantas outras que o tempo se encarrega em nos mostrar diferentes ângulos e interpretações.

Dia a dia nos deparamos com tantas provas e possibilidades de substituição. Tentamos na ânsia de querer melhorar nossas vidas buscar um emprego que substitua o outro, um carro que substitua o outro. Substituímos o calor insuportável dos últimos dias pelo refresco de um banho de chuveiro ou de piscina, substituímos o local quente por um lugar com ar condicionado, substituímos a roupa suja pela roupa limpa. Na medida que nos deparamos com tantas possibilidades, substituir nada mais é do que mudar, mas não que o que foi substituído seja de fato descartável.

E assim é a vida. No inverno rigoroso desejamos o verão. No frio desejamos tanto um banho quente. Mudamos pela necessidade, mudamos pela ocasião, mudamos porque é preciso. E durante todas essas mudanças e substituições impostas pelas circunstâncias, também mudamos hábitos, rotinas, desejos, substituímos a tristeza pela felicidade, substituímos o choro pelo riso, substituímos a solidão pelos abraços. No fim, passamos a perceber que não é questão de substituir alguém, mas podemos viver tanto no frio quanto no calor, podemos viver tanto no sol quanto na chuva, podemos viver com algumas pessoas e sem sombra de dúvidas sem outras.

Ninguém apaga absolutamente nada do que tu passou, ninguém terá o dom ou "privilégio" de mudar a história já escrita como quem apaga um arquivo já não mais necessário em um HD de computador. É possível seguir. É humanamente impossível deletar.

Insubstituível é tu saber que mil amigos novos chegarão, duas mil velhas partirão, dez mil ainda passarão, mas apenas duas te seguirão. E tu percebes que diante disso, dessas duas, a substituição perde as forças e rende a eternidade. Afinal, pra toda regra há sempre uma exceção, e me permitam escolher essa como a minha.

Por fim, nada mais verdadeiro do que sabermos que nós, seres humanos, somos transitórios. Cada pessoa tem um talento especial, uma forma de ser particular e, com isso, marca sua passagem em nossas vidas. Outros virão e assumirão o lugar, realizarão tarefas, dispensarão amor e farão coisas importantes, mas ninguém como ela mesma, o que nos dará a certeza de que o tempo sim é e sempre será INSUBSTITUÍVEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário